Ritinha

Friday, March 24, 2006

Surdez






Apesar de ser uma pessoa
normal como todas as outras,
tenho uma diferença: sou surda,
e por não ouvir todos os dias.
Quando me observam pela primeira vez
não percebem o que sou,
pois entendo e comunico
com os ouvintes...
Esforço-me e sofro
com a frieza das pessoas.
A nossa língua é mágica,
uma dança das mãos,
com muito ritmo,
com muito movimento,
mas sem música
é completamente silenciosa.
Ao ver umas mãos
“ a dancar”
emociono-me, pois gosto de ver,
eles expressam tanta coisa,
tanta emoção.
Sofro por ser surda,
mas não sou muda,
como as pessoas pensam...
Há dias em que me orgulho
de ser surda
noutros tenho raiva
de mim pelas limitações
que me obriga a suportar.

Ao ser implantada
Não sou surda!
Não sou ouvinte!
Balanço entre dois mundos.
Por vezes, não sei a qual pertenço.
Por vezes, escolho a razão
outras, o coração.

Se um dia, Deus me perguntasse:
O que eu queria, apenas um pequeno desejo
mas muito importante.

Quero ouvir
não suporto mais a indiferença de algumas pessoas
mas queria manter as minhas raizes.
Surda por dentro
ouvinte por fora
manter a pureza dos gestos
e a alegria de batido de som.
Sou diferente? Não!!!!
Sou é especial, divido sentimentos
entre dois mundos
tão diferentes
e tão iguais.....


Ritinha

11 Comments:

  • At 3:14 PM, Anonymous Anonymous said…

    Muito, muitíssimo especial, Ritinha! E, pode crer, é uma qualidade tão rara!

    [bela é, sem dúvida, a 'dança das mãos'. Fico tantas vezes a olhar só para contemplar a graciosidade, a agilidade, a destreza dos movimentos...]

    Beijinho - ensonado e cansado

     
  • At 8:48 AM, Anonymous Anonymous said…

    um beijo, rita

     
  • At 2:13 AM, Anonymous Anonymous said…

    Lindo ! ='D Espectacular! =')

    Tbm tenho esses sentimentos...
    Numas alturas quero ser ouvinte... e outras alturas..quase sempre quero ser surda... até tbm tenho orgulho em ser surda...isso nao quer dizer ke sejamos diferentes..apenas nao conseguimos ouvir.. mas sempre podemos comunicar com toda a gente! Sabemos falar Oralmente, Sabemos perceber os outros, sabemos falar Linguagem gestual.. nao vejo o mal entre nos os surdos... =) Somos todos humanos! =)
    A Foto tá excelente e adorei mesmo o coment ! Darias uma boa poética! :P

    Adoro-te Tanto mesmo Tanto ritinha! * =')

     
  • At 2:20 AM, Blogger BlueShell said…

    Gosatei!
    Queres um beijito?
    ***BShell

     
  • At 2:34 AM, Blogger @Memorex said…

    Ritinha, compreendo-te perfeitamente mas lembra-te que não és a única com este slogan "surda por fora e ouvinte por dentro" porque na verdade tb sou assim!
    Há dias que quero ouvir pura e simplesmente, por outro lado gosto do silêncio, é-me familiar.
    No entrentado revolta-me ver as gargalhadas ruidosas dos amigos mesmo até desconhecidos e devido á tamanha curiosidade de entrar no prazer da gargalhada, desejo desesperadamente ser ouvinte!
    Podemos ser limitadas, mas temos aquilo que é necesssário: a linguagem oral, a escrita, a temperança, a tenacidade e a força de vontade de mudar o mundo sobretudo as pessoas.

    Bjokitas ritinha :)

    P.S- Por detrás do meu sorriso existe uma esperança enorme de que no futuro n menos distante possa finalmente ouvir e conhecer o resto das coisas que o mundo transmite e mostra...

     
  • At 7:38 PM, Anonymous Anonymous said…

    sabes princesa ser surda de nascenca não é horrivel.
    horrivel é ser ouvinte e não ter sentimentos tão puros e profundos como tu.
    és especial e linda e fazes das tuas fraquesas , forças
    és um raio de sol
    o arco íris de uma manhã humedecída,
    és o sorriso de uma criança inocente
    a alegria do primeiro beijo
    a esperança de um dia cheio de paz
    és a fé que falta em tempo de guerra
    és a brisa da ventania de um dia de inverno
    és a magia ,a alegria e a paz que me invade todos os dias...
    amo-te muito princesa
    pelo que foste
    pelo que és e pelo que serás

     
  • At 2:38 AM, Blogger greentea said…

    lindo o teu comentário...
    para os não surdos

    porque podemos ouvir e não sabemos escutar
    porque falamos e não sabemos expressar o que sentimos
    nos blogs todos somos "surdos" e comunicamos melhor, com mais agudeza, mais tacto, mais visão, mais sentido

    terás nascido assim , talvez para não teres de ouvir certas coisas, certos comments maus, negativos...
    aceita essa diferença
    em ti
    nos outros...

    um beijo grande
    pelos teus textos!!

     
  • At 8:04 AM, Blogger Natureza said…

    Olá. Para mim, Deus nao criou por seres surda, apenas foi um erro dos orgões no teu corpo.
    Ser surda e ser ouvinte, ambas são iguais mas unica diferença é dentro das orelhas que são diferentes.
    beijos.

     
  • At 11:11 AM, Anonymous Anonymous said…

    olá.. é a mana du julinho(scan) que comenta este pekeno comentario.. dscp a invasao, tava só aki a paxar i gustei mtu n pude dei~xar d kumentar! ta mtu giru e tenx mta imaginaxau!! continua assim.. nao mudes (= bjO

     
  • At 2:41 PM, Anonymous Anonymous said…

    sou eu o alguem de quem gostas
    apesar de seres surda eu entendo-me muito bem contigo, até já aprendi um pouco de linguagem gestual, mas contigo não preciso de usar porque te percebo muito bem:)
    Para ajudar... tenho 140 de altura ( pois é sou baixinha)
    então? foi desta? já sabes quem somos?Daahhhh

     
  • At 4:47 PM, Anonymous Anonymous said…

    impressionante ritinha !

     

Post a Comment

<< Home