Ritinha

Wednesday, February 08, 2006

Quem sou eu?







Chamo me Ana Rita de Sousa Soares, mas os meus amigos e familiares mais próximos chamam-me Ritinha, uma palavra carinhosa, querida... (como eu me descrevo a mim própria, acho eu). Nasci a 4 de Novembro de 1989, ao meio dia. Sob o signo do escorpião de que me orgulho de pertencer. Sou filha de uns pais maravilhosos, babados, tenho uma irmã mais velha que foi a minha deusa protectora pois cuidava de mim enquanto os pais iam trabalhar, sou tia de uns meninos fantásticos, que são os amores da minha vida (já não sei se conseguirei viver sem eles).
Tenho olhos castanhos, expressivos e o cabelo é castanho, encaracolado, longo até meio das costas, dá muito trabalho, mas gosto dele, os lábios são carnudos e grossos, nariz …bem… não sei se é pequenino ou normal… Tenho um rosto oval que todos dizem ser muito bonito, por vezes acompanhado de umas borbulhinhas…
Sou de estatura média, quer dizer que não sou muita alta nem muita baixa, também nem sou gorda nem magra.
Considero-me muita simpática, sincera, romântica, muita faladora (ui), brincalhona, sou muita energética - disso tenho a certeza (hihihi) - e ajudo muito as pessoas quando estão em baixo pois não gosto de as ver tristes; eu própria faço os (im)possíveis para afastar toda a tristeza para bem longe.
Sou muito sensível.
Às vezes, confesso, sou muita refilona. Sempre que alguma coisa me desagrada, gosto de expressar logo, logo a minha opinião e nunca, nunca fico sem reagir quando sinto que as pessoas me discriminam por eu ser surda. Também sou capaz de ser má, tanto quanto eles estão a ser… Não fosse eu uma «escorpiã»! Não aceito a injustiça, venha ela de onde vier… poderei ter problemas por não me saber calar, no entanto prefiro enfrentá-los e lutar pelo que considero correcto. Se sinto que erro, estou sempre pronta a pedir desculpa…
Nos meus passatempos vou à net, desenho, passeio, vejo televisão, adoro conversar com os meus colegas, aproveito para espairecer um bom bocado, divertir-me com eles, fazendo ‘disparates’… Ou então ficando a tomar conta dos meus pequenitos pois eles fazem-me esquecer tudo o que existe de mau neste mundo, fazem-me concentrar neles, nas brincadeiras deles… Bem também adoro reunir a família inteira, é uma grande confusão mas gosto de falar com muitas pessoas… Também gosto de estudar quando me apetece (custa muito acreditar né).
O que mais adoro neste mundo é a minha família (são sempre sinceros comigo, ajudam-me, temos imensas coisas em comum), o chocolate (não resisto a este sabor hmmmm), os amigos mais próximos (para poder conversar, passar bom tempo, a amizade faz muita falta) e a fotografia (conheci um meu amigo que e fanático pela Foto e acabou de me influenciar a apreciar as paisagens, as poses, tudo o que estiver na foto, aprendi a gostar…)
Eu sofro de deficiência auditiva, sou surda profunda mas não sou muda – as pessoas, no geral, estão pouco informadas e pensam que surdo é mudo. Errado! Um surdo só não ouve. Eu falo bem graças à minha mãe que me obrigava a ir às sessões de terapia de fala enquanto eu implorava para não ir. Hoje agradeço-lhe, muito. Não sei bem se é herança genética, pois tive uma tia-avó que também era surda profunda ou se devido ao sarampo que a minha mãe contraiu quando estava grávida de mim.
Sou uma pessoa normal, faço tudo o que os ouvintes fazem no quotidiano. Só preciso de um esforço maior para comunicar com os ouvintes. Sou exactamente igual a uma qualquer outra adolescente do meu tempo e deste país, apenas não ouço. Detesto quando as pessoas têm pena de mim.
Orgulho-me de mim própria, EU sou EU. E, coisa menos comum, domino três línguas: Língua Portuguesa, Língua Gestual Portuguesa e Língua Inglesa.


23 Comments:

  • At 1:45 AM, Blogger eli said…

    Gostei muitíssimo.

    Espero os próximos textos, ansiosa!

    Beijinhos da e.

     
  • At 2:24 AM, Anonymous Anonymous said…

    Lindooooooo!!
    Já estou a conhecer-te melhor lolol..
    Querida, tu sabes muito bem que gosto tanto de ti, portanto agradecia que sejas forte, pois não admito que fiques stressada ou seja revoltada pelo amor que tens...
    Mas olha não te preocupes porque eu sou tua amiga e isso contêm o amor que tens hi hi..
    Nunca te esqueças de mim como eu nunca te esquecerei..
    Não acredites nas maldições (o que as pessoas costumam dizer)..
    Sê feliz, amiga..
    Beijinhos fofos da Xtrelinha Carrot.
    ***** =)

     
  • At 6:04 AM, Anonymous Anonymous said…

    Linda mesmo linda...
    Ainda bem que nasceste...
    Pois se nasceste é pk Deus soube que mereçias uma vida!
    Tu sabes o quanto te adoro..mesmo que se nos zangarmos adoro-te imenso na mesma! sabes que podes contar cmg pa tudo e peço muitas desculpas pelos ultimos tempos tenho andando a falar pouco contigo..desculpa! ='/

    Sabes que te adoro imenso amor!
    és linda!
    és magnifica!
    és lutadora!
    és corajosa!
    eu Sei que sempre irás conseguir aquilo que queres! =)

    Beijinhos minha linda! Adoro-te imenso!***

    Ana Madeira

     
  • At 6:47 AM, Anonymous Anonymous said…

    grande artista e grande amiga xD kisskiss linda!!

     
  • At 7:26 AM, Anonymous Anonymous said…

    Tás de parabéns...gostei bué de ler k escreveste...é msm lindoooo...espero k continua assim...sei k nao conhecemos bem um de outro, mas nao faz mal...digo-te k és msm espertinha... ;) Bjs fofos do Paulo Gomes ***** fica bem...se fosse eu professor de L.P, dava-te mt bom pl trab :)...se kiser comentar no meu site, comente tb

     
  • At 7:28 AM, Anonymous Anonymous said…

    op...enganei-me o nome de site, é http://diabogomes.no.sapo.pt/

     
  • At 12:38 PM, Anonymous Anonymous said…

    Olá!
    Bem vinda ao mundo do blog! :)
    Como tu, eu tambem tenho deficiencia auditiva.. mas uso aparelhos para poder ouvir e falo. E claro que há sempre problemas.
    Ainda bem que tens uma grande força de vontade.. pois vais precisar muito dela..
    Beijocas!

     
  • At 1:22 AM, Blogger Natureza said…

    Olá, meu anjo.
    Eu sei quem és... pois conhecemos desde Setembro de 2005, afinal, somos de turma, né?
    Parabéns por avançaste as tuas situações pesadas e sofridas, sobrevives com isso, por isso, Parabéns!
    És rapariga mais corajosa como minha irmã mais velha!
    Bem... obrigado pelo os teus comentários ao meu blog.
    ;P
    Até já, meu anjo!
    Beijos do teu anjogay da guarda.

     
  • At 1:28 AM, Anonymous Anonymous said…

    Oláaa lindaa!!! Bem alta descrição... Curti! Axim ja sei mais coisas tuas ehh ehh =P
    Ex ganda amiga!! Ha poucos assim como tu... preserva-t miuda :P
    Vá bjokas gandx continua assim linda!! :D*********************
    Doru-ttttt!!!

     
  • At 5:12 AM, Blogger @Memorex said…

    Bom o que te vou dizer? Deixa-me ver se encontro as palavras adequadas dentro da minha cabeça para puder expor a escrita com simplicidade.

    Tal como tu e as outras raparigas que aqui comentaram, também sofro de uma deficiência auditiva mas falo oralmente como tu apesar de as pessoas confudir o meu sotaque aportuguesado.
    Confesso que fiquei estupefacta do teu grandissimo texto, embora não te conheça pessoalmente. Espero que no futuro não menos distante possamos encontrar, isto é se tivermos possibilidade!

    Aqui me despeço com abraço terno e afectuoso, não te importes que te linke no meu pequeno mundo?

    Bjokitas :)

    "surda por dentro e ouvinte por fora"

     
  • At 8:18 AM, Anonymous Anonymous said…

    força para continuares a lutar pois o que conheço de ti ja deu para perceber que es linda por dentro como es por fora se calhar ate mais o que e quase impossivel... so para te dizer que es uma lutadora e tu sabes pois na tua posiçao ja muitos se teriam ido ao fundo mas tu nao tu flutuas sempre a superficie e sabes porquê rita ?
    e porque tu es uma lutadora um exemplo de mulher com m grande,nunca deixes de duvidar e nunca permitas que alguem te diga o contrario pois se o disserem estaram a mentir....nunca olhes para tras pois ouvi dizer que o tempo e como um carro novo sem marcha atras e por isso segue sempre em frente e de cabeça erguida...adoro-te
    ass: elf(femenina)

     
  • At 3:52 AM, Anonymous Anonymous said…

    ola princesa
    sabes que mais do que amar, admiro-te muito pelo que és.
    Umas vezes uma guerreira, outras a mais teimosa do universo e tambem muitas vezes uma flor fragil e linda.
    Nao tenhas medo de sonhar e de acreditar naquilo que vales , nós só somosd conhecidos pelo esforço e dedicação e não pelo que não fazemos por medo.
    Sabes, ouves mais do que muitos ouvintes. Sabes por que? Porque poucos são aqueles que sabem ouvir com o coração, e tu és uma dessas pessoas.
    Sempre que precissares de mim , estou com o teu pai na terra do nunca se quizeres, ou ao teu lado sempre que necessitares.
    ès muito especial, não por seres minha prima, filha, neta , afilhada, etc, mas por seres como és. ès um arco iris no meu mundo e fazes-me acreditar que vale a pena continuar a acreditar...

     
  • At 4:13 AM, Anonymous Anonymous said…

    ola rita, embora te conheça a pouco tempo, acho-te uma pessoa especial.
    Admiro-te e gosto de comunicar contigo por gestos, mas admiro-te tambem por comunicares com os ouvintes como eu na boa.
    ès bomita e com enorme capacidade de conseguirn tudo aquilo que quizeres, tens de ir para a faculdade.
    Se precisares de mim já sabes, podes pedir á chata da sandra e eu estou aí, claro que tu me ensinas muinto mais.
    O meu exame de linguagem correu bem ,e
    já sou mais expressiva, gatinha....
    bjs

     
  • At 10:55 AM, Anonymous Anonymous said…

    Se eu tivexe ao teu lado o k fazias?Se paxaxe o dia kntg onde m levavax?S t pedixe um conselho onde m davax conselhos?Qual é o teu maior medo?Qual é o teu desejo?Rexponde ao quextionário:1-uma qualidade tua! 2-um defeito? 3-o k +gostas na vida? 4-uma coisa k nunca largas?
    Sou primeiro rapaz k ela conheceu na vida dela...
    Adiciona-me pauloputo@msn.com

     
  • At 2:45 AM, Anonymous Anonymous said…

    ...estava com vontade de ler outro texto... :(

    boa semana, Ritinha

    beijo grande da eli

     
  • At 9:24 AM, Anonymous Anonymous said…

    Querida sobrinha
    que linda pagina que escreveste, tao linda quanto tu.
    Continua sempre assim.
    Adoro-te
    Noémia

     
  • At 9:26 AM, Anonymous Anonymous said…

    Olá
    Sou colega da tia noémia, conheço mais ou menos a tua história contada poe ela, mas contado pot ti fica mais bonito.
    Não mudes, continua refilona, vive a vida, agarra-a com muita força.
    Beijinhos
    Lurdes Vilela

     
  • At 6:04 PM, Anonymous Anonymous said…

    olá toninha
    agora assim já não sabes quem sou não pois não
    continua a escrever poemas e a mostrar os teus sentimentos ao mundo.
    assim é mais facil viver
    amo-te muito bjs
    surda por fora ...ouvinte por dentro

     
  • At 8:56 AM, Anonymous Anonymous said…

    Admiro a tua força :D


    Parabens por seres assim miuda :D

     
  • At 4:46 PM, Anonymous Anonymous said…

    gostei bastante da força que deixas ...

     
  • At 2:51 PM, Anonymous Anonymous said…

    Estou a gostar imenso dos teus textos =)
    Sou estudante do 3º ano de educação de infância em Coimbra e este semestre estou a ter a cadeira de Lingua Gestual Portuguesa. Estou a adorar aprender a "falar com as mãos" e a perceber melhor o "vosso" lado!

    beijinhos ***

     
  • At 12:40 PM, Anonymous Anonymous said…

    Meu nome é Arnoldo Benkesntein.
    Sou Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e participo do grupo de pesquisa Projeto Blogs como Ferramenta de Socialização e Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais. (PNE), sob a orientação de Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale) e Prof. Dra. Liliana Passerino (UFRGS).

    Na atual fase do projeto, após a análise de blogs de familiares de autistas, estamos mapeando blogs que abordam assuntos relativos à deficiência auditiva. Devido à qualidade da informação observada no seu blog, incluímo-lo na nossa lista de sites pertinentes para o mapeamento.

    Visando o melhor entendimento de como blogs como o seu podem efetivamente promover a inclusão social de PNEs, gostaria de solicitar-lhe o fornecimento de alguns dados que devem ser enviados para o e-mail sandramontardo@feevale.br:


    Nome:

    Você é portador de alguma necessidade especial relativa à deficiência auditiva?

    Se sim, qual?

    Sexo:

    A simples resposta desses itens é muito importante para o sucesso de nossa pesquisa. A seguir, será enviado um Termo de Consentimento, no caso de você concordar com que seu blog faça parte da nossa amostra.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Arnoldo Benkenstein.

     
  • At 12:10 PM, Anonymous RuthAlexa said…

    Nunca falei contigo, nao te conheço de lado nenhum.... mas com este texto que escreves.te senti que quase te conheço desde sempree!! Boa sorte na tua vidaa (:
    BEIJOO *

     

Post a Comment

<< Home